PH - Metria 24 Hrs

PH - Metria 24 Hrs

O QUE É O pH?
O pH, ou potencial de hidrogênio iônico, é um parâmetro de medida da acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. Quando nos referimos a pHmetria estamos falando da medida desta alteração do pH.

PARA QUE SERVE A PHMETRIA DE 24 HORAS?
Quando o paciente é portador de azia ou pirose retroesternal e queremos determinar se está havendo refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago podemos fazê-lo de várias maneiras, uma das quais através da pHmetria esofágica.

A ENDOSCOPIA NÃO BASTA PARA SABER SE TENHO REFLUXO?
Com certa freqüência existe desproporção entre a intensidade da azia e os achados da endoscopia que algumas vezes apresentam laudo normal. Fica então a dúvida se existe ou não o refluxo? A pHmetria então é decisiva nestes casos e ao revelar que há ácido refluindo para o esôfago acima dos padrões aceitáveis confirma a presença da doença do refluxo gastroesofágico.

ESTE EXAME TEM OUTRAS UTILIDADES?
Sim , em pacientes com problemas respiratórios como asma ou bronquite, e pacientes com tosse crônica podem Ter como causa dos seus problemas o refluxo gastroesofagiano.
Nestes casos os pacientes raramente tem queixas de azia e o exame de endoscopia é normal. O esôfago destas pessoas não é sensível ,ou melhor, é resistente ao refluxo do ácido e, sem sentir , a pessoa aspira este conteúdo refluído causando sintomas respiratórios.

COMO É FEITO ESTE EXAME?
A pHmetria é realizada em caráter ambulatorial, ou seja sem internação hospitalar. Uma delicada sonda é introduzida no esôfago do paciente e é deixada 24 horas neste local. Sua extremidade interna tem sensores de pH e a sua extremidade externa é conectada com um aparelho de registro de pH.
Este aparelho, após as 24 horas de registro, é conectado a um computador que analisa quantas vezes o pH foi anormalmente ácido assim como contabiliza o percentual das 24 horas que houve refluxo patológico. paciente pode registrar o número de vezes que sente a azia e isto é correlacionado com o refluxo ácido. Existem fenômenos de refluxo de bile, que não é ácida, é alcalina e são medidos por outro aparelho chamado de Bilitec.
A pHmetria de 24 horas é um exame simples, indolor, inócuo e de grande valor para o gastroenterologista. Nos centros médicos mais avançados de primeiro mundo este exame tem se tornado indispensável principalmente quando se tem dúvidas diagnósticas, quando se quer confirmar a presença da doença do refluxo gastroesofágico ou quando se pensa em indicar cirurgia para o paciente